SABOR DA TERRA
Chef Ricardo Cândido no cenário do programa Sabor da Terra (foto: arquivo pessoal).

Pernambucano da cidade de Olinda, filho de dona Maria do Carmo e fascinado pela gastronomia nordestina: são essas características das quais o Chef Ricardo Cândido mais se orgulha. O amor pela gastronomia começou ainda quando criança, acompanhando sua mãe no trabalho de empregada doméstica. A partir daí, a vida foi trilhando caminhos que o levaram cada vez mais perto de seu sonho. 

Vindo de família humilde, não tinha recursos para ir atrás de seus objetivos, mas após alguns anos almejando uma carreira, Ricardo encontrou um trabalho de empregado doméstico na capital pernambucana, que serviu como um impulso, lhe dando condições para continuar sua busca e ainda ajudar sua família. Esse primeiro emprego é motivo de muito orgulho para ele, que diz ter sido acolhido pelos patrões: “Eu conto isso com muito orgulho: fui empregado doméstico e foi ali que realizei meus sonhos. Encontrei uma família que me ajudou, me abraçou, me fez conquistar meu desejo de ser cozinheiro, ser pai de família e ser uma pessoa que realmente atingiu seus objetivos”.

Após isso, Ricardo resolveu investir em sua formação. A primeira experiência foi durante quinze dias no curso preparatório para um teste no SENAC, concorrendo a uma das nove vagas disponíveis. Naquele momento, ele se viu em meio ao desconhecido, à procura de uma oportunidade de ser visto e mais uma vez, seu empecilho foi referente à condição financeira, que gerava um contraste com os outros participantes. “Não foi fácil, pois minha classe social não era a mesma dos meus concorrentes. Eu via muita gente com condições melhores que a minha. Me vi perdido e disse: ‘aqui eu não consigo’ ”, confessa o Chef, que apesar da insegurança, abraçou a oportunidade e garantiu sua vaga.

“Confesso que comecei a chorar ali mesmo e muita gente ficou surpresa porque eu estava chorando, mas eu sabia que ali seria a oportunidade para chegar onde estou hoje”, relembra Ricardo.

Após a conclusão do curso, começaram a surgir novas oportunidades de emprego. Em 2009, Ricardo recebeu uma proposta de trabalho em Campina Grande. “Confesso que me deu medo, frio na barriga, mas eu decidi ir em frente. Muitas pessoas diziam ‘você está doido, deixa de invenção, não vai dar certo’. Mas algo no meu coração dizia que aquilo que eu queria muito realizar na minha vida estava na cidade de Campina Grande”, conta ele emocionado.

SABOR DA TERRA
Ricardo confessa ser apaixonado pela culinária italiana, porém é a gastronomia nordestina que está em primeiro lugar (foto: arquivo pessoal).

Os trabalhos realizados na cidade, sempre valorizando a culinária nordestina, resultaram no título de Cidadão Campinense, com o qual foi homenageado em 2017 pela Câmara Municipal de Vereadores, com unanimidade de votos. 

Tendo se estabelecido com reconhecimento na cidade, o Chef percebeu que precisava dar mais um passo na sua carreira: “Realizei grandes sonhos e tive muitas conquistas, mas eu queria mais, eu queria ter um programa de TV. Achava impossível isso acontecer, pois não tenho presença, sempre disse isso para mim mesmo. Tem gente muito melhor do que eu, que vai conseguir”. Com esse sentimento, Ricardo acabou deixando a ideia de lado, até que conheceu o poeta Aziel Lima e juntos criaram o programa Nordeste Dversos na TV Nordestina. No programa, o Chef apresentava um quadro de culinária com receitas fáceis, chamado Faz em Casa. Ainda assim, ele não estava satisfeito, queria ter um programa só seu. “Ainda não era aquilo que eu almejava. Eu sonhava em ter o meu programa, onde eu pudesse realmente mostrar quem eu sou e o que eu queria fazer”, expressa ele.

Em conversa com Abílio José, diretor da TV Nordestina, Ricardo soube que teria a oportunidade da sua vida: seu próprio programa. “Ele disse: ‘eu te vejo com seu programa’. Ele não sabe o quanto aquilo mexeu comigo naquele dia. Eu achava impossível realizar isso, mas ela surgiu e veio também o frio na barriga novamente, dúvida, incerteza e até vontade de desistir”, relata o Chef com a emoção de quem parou de hesitar e foi atrás do que era seu.

O Programa Sabor da Terra entrou no ar há exatamente um ano, apresentado pelo Chef Ricardo Cândido, levando aos telespectadores receitas descomplicadas, porém com sofisticação. Em muitos episódios o Chef recebe convidados no programa para cozinhar junto com ele. 

As receitas preparadas geralmente são escolhidas pelo próprio Ricardo, que organiza o que será feito em cada dia. Com o sucesso e reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado, muitas sugestões de receitas e até mesmo de convidados são recebidas através das redes sociais. Ricardo sempre as recebe com alegria em saber que se trata do retorno positivo pelo seu empenho: “A pessoa que acompanha o Sabor da Terra também faz parte do programa. Isso tudo é muito bonito e uma coisa que me chama atenção é que toda semana eu recebo várias mensagens”, comemora.

SABOR DA TERRA
Ricardo com tábua de frios em restaurante no qual é chef (foto: arquivo pessoal).

Além de apresentar o Sabor da Terra, Ricardo ministra consultorias e treinamentos para empresas do ramo alimentício e também é o chef responsável pela cozinha de um restaurante no município de Lagoa Seca. Depois de muitos desafios, hoje o que resta para ele é o sentimento de realização: “Era um sonho e hoje esse sonho se realizou. Através das portas da TV Nordestina posso transmitir aquilo que sempre sonhei na minha vida”, expressa ele que, inundado de gratidão ainda completa: “Eu sou muito pequeno, mas a fé move montanhas”.

O Sabor da Terra teve suas exibições inicialmente aos sábados às 13hs e hoje é transmitido aos domingos ao meio-dia, com reprise aos sábados às 11h, no canal 179 no BrisaTV e nas demais plataformas digitais da TV Nordestina.

VIApor Steffanie Alencar (sob supervisão de Diego Rodrigo)