GTB RACING

Os esportes à motor caíram no gosto do brasileiro há muitas décadas. Muito disso se deve à presença de grandes automobilistas nacionais em categorias de relevância mundial nos últimos 50 anos, a exemplo de Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton e Bruno Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa e Hélio Castroneves. 

Na Paraíba existem dois espaços adequados à prática do automobilismo: o Kartódromo Paladino, no município do Conde, e o Autódromo Internacional da Paraíba, localizado em São José do Taipu, no caminho entre Campina Grande e João Pessoa, onde acontece desde 2017 o curso GTB Racing de Pilotagem.

O curso está indo para sua 8ª edição e começou a partir da inquietude do Policial Rodoviário Federal Walter dos Santos, que é instrutor de condução policial da academia da PRF há quinze anos. Walter tinha a intenção de fazer algo diferente, que não estivesse ligado diretamente às instruções da Polícia Rodoviária. “Eu queria fazer algo inovador, principalmente aqui para a região, foi quando eu pensei em fazer o Curso de Pilotagem. Eu já tinha feito alguns cursos, um em São Paulo e dois no Velopark, em Santa Cruz do Sul (RS). Então veio a ideia de criar o curso aqui no Nordeste, principalmente por não existir nada assim e o pessoal aqui gostar muito de automobilismo. Foi justamente visualizando essa possibilidade que veio a ideia de criar o curso”, conta Walter.

Anteriormente, o curso era realizado no Autódromo Ayrton Senna em Caruaru-PE, com certificação pela Federação Pernambucana de Automobilismo. Com a inauguração do Autódromo Internacional da Paraíba, em 2016, passou a ser realizado nesta pista a partir do ano seguinte.

Contando com dois módulos, um básico e outro mais avançado, o curso é recomendado para pilotos experientes, iniciantes e até mesmo aqueles que desejam apenas aprimorar-se no volante. De acordo com o instrutor, o módulo básico é “para quem está começando agora, que nunca pilotou e quer realizar o sonho de ter um curso, investir numa carreira de piloto, por exemplo”. No entanto, o módulo não é voltado apenas para quem deseja se tornar piloto profissional. “O curso também é para aquele ‘camarada’ que gosta de dirigir e quer participar de um track day (usando seu carro particular em pistas profissionais para competir pelo menor tempo), que também quer dirigir de uma forma mais eficaz e ao mesmo tempo segura”, complementa o instrutor. A categoria mais avançada é voltada para quem já possui certa experiência na pilotagem.

GTB RACING
Instrutor e piloto Walter dos Santos ao lado de veículo de competição (foto: arquivo pessoal).

O curso contará com aulas teóricas, onde será passado o Regulamento Esportivo (indicado para aqueles que desejam participar de competições) e aulas práticas com técnicas de pilotagem, a exemplo de princípios para frear melhor e fazer curvas da forma correta. Antes de entrar na pista, o aluno passará por dois simuladores de pilotagem de última geração, que recriam a pista do próprio Autódromo Internacional da Paraíba, desenvolvidos por profissionais do ramo de jogos digitais.

O instrutor Walter celebra os destaques de alunos que participaram do curso: “O pessoal que já fez o curso conosco tem se destacado em campeonatos a nível Nordeste. O curso tem um embasamento teórico e prático e os alunos costumam estar bem à frente de quem não tem esse curso, por exemplo. Nós temos campeões nacionais na 3ª categoria mais importante do Brasil, que é Sprint Race, e também campeões lá nos Estados Unidos”.

O curso acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro e será lecionado por instrutores e pilotos profissionais, com destaque para Ingo Hoffmann – ex-piloto de Fórmula 1 e doze vezes campeão da Stock Car (considerada a principal categoria do automobilismo nacional). No curso serão usados veículos de turismo (semelhantes a carros urbanos) da categoria Palio Cup – que usa Fiat Palio modificados para competição – e da CTN, categoria considerada a Stock Car do Nordeste e terá cronometragem profissional realizada pela Garagem 83, empresa pessoense voltada para eventos de automobilismo, bem como certificados homologados pela Federação Paraibana de Automobilismo, filiada à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). 

Valores e detalhes podem ser vistos no site da Garagem 83, onde também está disponível o formulário de pré-inscrição.

Confira alguns registros da 8ª edição do curso GTB Racing de Pilotagem (fotos: Anderson Queiroz – adicionado em 12/09/2021)