Stênio Birth no cenário do programa No Controle.

Dançarino, chef de cozinha, influencer e apresentador. Essa é a mescla que, resumidamente, define Stênio Birth, uma personalidade de Campina Grande que nasceu para estar em frente às câmeras.

Stênio Nascimento (37), que traduziu seu sobrenome para o inglês “Birth”, sempre teve facilidade para lidar com o público. Sua carreira começou na dança, inicialmente em quadrilhas juninas, atuando em seguida como bailarino em algumas bandas de forró e como coreógrafo. Além disso, Stenio fez teatro durante um tempo e ministrou oficinas relacionadas à dança.

Em 2015 resolveu se inscrever para o Big Brother Brasil, reality show promovido pela Rede Globo. Essa experiência trouxe à Stênio a oportunidade de fazer contato com várias pessoas envolvidas na mídia e apesar de não ter sido selecionado para o reality, entrou para o catálogo de uma agência do Rio de Janeiro que intermediou sua contratação como figurante na emissora. Através dessa agência, Stênio já foi convidado para fazer figuração em programas como É de Casa, Encontro com Fátima Bernardes, Domingão do Faustão, Lady Night e, recentemente, o Caldeirão do Hulk, na plateia virtual do programa.

Stênio Birth ao lado do apresentador André Curvelo, no Encontro com Fátima Bernardes (foto: reprodução/Rede Globo).

Além de todas essas experiências, Stênio também participou de um reality show de culinária do canal GNT, o Sabor em Jogo, onde foi convidado devido à junção de sua habilidade na cozinha e boa presença em frente às câmeras. “Minha participação no Sabor em Jogo veio por um convite da emissora GNT, que faz parte do Grupo Globo. O programa era novo e precisava de pessoas com desenvoltura nas câmeras e experiência na cozinha. Foi uma experiência incrível da qual ainda colho frutos”, explica ele.

Confira trecho da participação de Stênio no Sabor em Jogo (foto: reprodução/GNT).

A habilidade com a culinária vem através de sua formação em gastronomia, que também foi a oportunidade perfeita para sua chegada à TV Nordestina. Stênio apresentou o programa Cozinha Fácil que, como o nome já diz, tinha o intuito de simplificar a culinária para pessoas sem muita experiência. Após 8 meses na apresentação do Cozinha Fácil, Stenio decidiu que queria algo a mais, então se reuniu com o Diretor da TV, Abílio José e juntos montaram o formato do novo programa. Stênio já tinha uma proposta em mente, algo que resgatasse as brincadeiras dos programas de auditório dos anos 90, dos quais era muito fã.

Tendo o formato do programa definido, faltava apenas escolher o nome da atração. O apresentador relata que: “Abílio parou por uns segundos, olhou pra mim e disse: ‘No Controle!’ Eu me assustei (risos) e ele disse: ‘isso mesmo! Seu programa será No Controle com Stênio Birth’.”. O game show está no ar há 9 meses e Stênio comemora o sucesso: “Hoje, graças a Deus, vem fazendo um sucesso. Em parceria com Os Répteis da Caatinga, o quadro a ‘Mão no bicho’ caiu no gosto da galera”. O quadro ao qual o apresentador se refere é uma brincadeira, onde os convidados são desafiados, com os os olhos vendados, a tocar em animais exóticos, como cobras e outros répteis. Os animais são todos da instituição citada por Stênio, que funciona como um museu vivo, fazendo um trabalho de preservação da fauna.

Recentemente, foi divulgado que o No Controle será estendido para o formato de reality show. Stênio estará na apresentação juntamente com Silvaney Medeiros, que é responsável pelo museu Répteis da Caatinga. Por enquanto, o programa ainda é um mistério, mas Stênio já deu algumas informações: “Com o sucesso do quadro ‘Mão no Bicho’, tivemos a ideia de criar algo diferente. Em Outubro faremos um reality no museu vivo Répteis da Caatinga, com 10 participantes e provas de arrepiar. Será um reality nunca visto”, afirma o apresentador.

O reality show No Controle na Caatinga será produzido e transmitido pela TV Nordestina, com previsão para entrar no ar em Outubro deste ano. Enquanto isso, o programa No Controle é transmitido todas às segundas, às 20h no canal 179 no BrisaTV e demais plataformas digitais da TV Nordestina.

VIApor Steffanie Alencar (sob supervisão de Diego Rodrigo)