Por: Steffanie Alencar

No ar desde outubro de 2019, a TV Nordestina é uma emissora campinense transmitida pelo canal 179 na Brisatv e disponível também no YouTube e Facebook, com uma grade de programação voltada para a cultura regional. Para alguns pode ser uma novidade, tendo em vista que a programação dos grandes veículos tradicionais de mídia possui uma lacuna no que diz respeito à conteúdos culturais. A TV Nordestina vem na contramão desse padrão midiático, produzindo conteúdos que valorizam a riqueza cultural que vem da nossa região.

Chamada para comemoração do aniversário de 1 ano da TV Nordestina, que aconteceu em outubro de 2020.

Na tarde da última quarta-feira (21), estive nos estúdios da TV para acompanhar o processo de gravação e transmissão de sua programação. Chegando lá, fui recebida por Leonardo Barreto, mais conhecido como Léo Montanha, que atua como operador de vídeo, fazendo todos os ajustes no decorrer da transmissão, entre cortes de câmera, entrada de entrevistas por videoconferência e edição de gerador de caracteres. Tudo isso é feito diretamente do switcher, a sala de controle de onde é possível fazer essas edições em tempo real. Esse é um trabalho essencial para que os programas entrem ao vivo e para a exibição de programas gravados, pois são esses ajustes que irão garantir o dinamismo da atração e conduzir o telespectador.

para uma jovem estudante de jornalismo, que acompanha esse processo pela primeira vez, cada tecla que é apertada na sala de switcher vira mágica e soa como uma dança construída passo a passo.

No dia da visita, pude assistir ao vivo os bastidores do programa Página 1, comandado por Edson Pereira, que comenta assuntos que envolvem principalmente o contexto político da cidade e do estado. O programa tem duração de 90 minutos e é transmitido de segunda a sexta, a partir das 15 horas.

Assista a íntegra do Programa Página 1, transmitido no dia 27/07/2021.

Pela primeira vez, vi de perto como acontece a produção de um programa ao vivo e pude concluir como é necessário que toda a equipe esteja em sintonia para que tudo saia como planejado. No ao vivo tudo acontece rapidamente e não dá para voltar atrás. A equipe da TV Nordestina tem essa sintonia, que acredito ser fruto da experiência e do tempo de trabalho juntos. A habilidade de trocar de câmera, ajustar enquadramento, pôr o GC no ar parece simples quando é feita por quem tem experiência.