A abertura da 20ª edição do Momento Junino da TV Borborema, emissora do Sistema Opinião, aconteceu no inicio da tarde deste sábado (04), com transmissão ao vivo direto da pirâmide do Parque do Povo em Campina Grande, terra do Maior São João do Mundo.

Não são 20 anos de programa. São 19 anos. Essa é a vigésima edição.

Calma. É fácil explicar. Imagine que você nasceu no dia 04 de maio de 2000. Quantos anos você estaria completando hoje? Se você respondeu 19 anos está corretíssimo. É isso mesmo. Então tá explicado. 19 anos de programa com sua vigésima edição no ar.

A HISTÓRIA

O programa Momento Junino que é considerado um dos maiores ao vivo da televisão brasileira, foi criado por Marcelo Antunes diretor executivo da TV Borborema em Campina Grande na época e pelo apresentador Abílio José e começou dentro do próprio estúdio da TV na Rua Venâncio Neiva no Centro de Campina, onde permaneceu por dois anos.

No anos seguintes o programa foi crescendo e o estúdio não comportava mais a estrutura. Dai veio a ideia da Casa do Poeta no Catolé, Shopping Iguatemi (hoje Partage) e em seguida Piramide do Parque do Povo onde é realizado até hoje.

Nos primeiros anos, Abílio José era o único apresentador, dai veio o convite para Penélope Vieira que já fazia alguns personagens na TV Paraíba dividir a apresentação do programa até 2013.

OS PERSONAGENS

Durante vários anos o programa contou com personagens caricatos. Gaguinho do Forró, Lua Nova, o Bodegueiro Biu e o Anão Lamparina (todos já falecidos) que faziam a festa com suas histórias e causos engraçados.

No final de 2015, o Grupo Associados foi vendido ao Grupo Opinião de Comunicação que decidiu fazer modificações na grade de programação da emissora e dar cara nova aos programas da casa. O primeiro passo foi a troca do apresentador. Sai Abilio e entra Cleber Oliveira. Cleber é um jovem radialista muito conhecido nos eventos de Campina Grande e traz no sangue a marca da comunicação por ser filho de Joacir Oliveira, famoso radialista campinense que apresentou o “FORRÓ DO CABEÇÃO” durante muitos anos na rádio Caturité e Borborema e faleceu em 2014. Cleber conta na apresentação com a parceria de Kalilka Vólia, uma experiente comunicadora da Campina FM e que também assumiu o lugar de Abílio no Programa ” A HORA DO POVO”.

O Momento Junino já é desde de 2009 considerado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. É hoje um programa de muito sucesso e reúne um grande público durante dez sábados na Piramide do Parque do Povo. É dirigido pelo jornalista Bastos Farias, que também comanda o departamento jornalistico da emissora. Bastos, vem do jornalismo impresso e trabalhou muitos anos no Jornal da Paraíba e Diário da Borborema (ambos já encerraram suas atividades). Mesmo não sendo da área de eventos e shows, ele vem dando conta do recado com o apoio de uma equipe composta por mais de trinta integrantes, entre jornalistas, repórteres, cinegrafistas, produtores e pessoal de apoio.

Em 2019, serão dez programas realizados todos os sábados, contando já com o desse sábado (04) que já foi um sucesso. Cleber Oliveira e Kalila Vólia estarão, mais uma vez, à frente da apresentação do programa.

Artistas consagrados da musica nordestina já estão agendados e terão presenças confirmadas na festa junina da TV Borborema.
O encerramento está programado para o dia 6 de junho.

VEJA COMO FOI A ABERTURA DO MOMENTO JUNINO 2019

Da redação

Fotos de Arquivo ANTV e redes sociais