Foto: Isac Nóbrega/PR

A edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28, publicou uma portaria que exonerou Bartolomeu Franciscano do Amaral Filho do cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Paraíba. A decisão foi tomada pelo ministro de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Os superintendentes substitutos cuidarão dos processos enquanto se aguarda a nomeação dos novos ocupantes.

Em contato com o Portal Correio, Bartolomeu Amaral disse que viu com naturalidade a exoneração:

“Foi uma decisão política, é cargo de livre nomeação e exoneração”, declarou o agora ex-superintendente, que disse desconhecer quem será o novo gestor do Ibama na Paraíba e quando haverá uma definição quanto a isso. Aqui na Paraíba, enquanto a vaga estiver aberta, o superintendente substituto Rosil de Lima Lacerda Júnior conduzirá os trabalhos interinamente.

Além da Paraíba, foram exonerados os superintendentes do Ibama de Tocantins, Sergipe, Santa Catarina, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Maranhão, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Bahia, Amazonas, Amapá, Alagoas e Acre.

Os superintendentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará permanecem nos cargos.  As superintendências comandam o Ibama de forma regional.

Confira abaixo a íntegra da portaria:

PORTARIA Nº 115, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2019

O MINISTRO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 3º do Decreto nº 8.821, de 26 de julho de 2016, resolve:

Exonerar BARTOLOMEU FRANCISCANO DO AMARAL FILHO, CPF 685.843.184-53, do cargo em comissão de Superintendente, código DAS 101.4, da Superintendência do Ibama no Estado da Paraíba.

RICARDO SALLES